Competências para uma equipe eficiente em Marketing Digital

A pandemia do coronavírus mostrou como o ambiente virtual é essencial para as empresas. Com boas estratégias de marketing digital, muitos negócios conseguiram sobreviver ou ganhar impulso na Internet durante o isolamento social. Em especial, porque mais pessoas passaram a comprar produtos e contratar serviços por esse meio. 

Segundo a 6ª edição do relatório Neotrust, o comércio eletrônico do país teve um incremento de 20,2 milhões de novos consumidores, em 2020. Além disso, o número de consumidores únicos (que fizeram apenas uma aquisição) aumentou, passando de 31,4 milhões, em 2019, para 42,9 milhões, em 2020. Isso significa uma elevação de aproximadamente 36,7%.

Contudo fica a questão: como captar uma faixa desses clientes e aproveitar o momento de expansão dos negócios na web? Uma das respostas é montando uma equipe especialista em marketing digital.

Adiante, veja quais competências são importantes para ter uma equipe eficiente em Marketing Digital.

Por que é importante investir em marketing digital?

Antes de passarmos às competências, é necessário reforçar a importância de investir em marketing digital. Afinal, ele engloba uma série de estratégias e ferramentas cujo intuito é captar leads e fechar negócios na Internet, enquanto possibilita mensurar os resultados desses mecanismos em tempo real. Para tanto, são empregadas diversas ações, como:

Quais competências uma equipe eficiente de marketing digital precisa ter?

Para que a estratégia de marketing digital da empresa tenha uma boa performance, sua equipe de criação precisa ser capacitada. Em linhas gerais, ela deve incluir:

  • Alguém capaz de montar campanhas patrocinadas nos motores de buscas (Google Ads) para atrair visitantes ao site, blog ou loja virtual da empresa.
  • Um especialista SEO (Search Engine Optimization). Isso porque essa área é fundamental para a otimização de sites e portais para os mecanismos de buscas. Seu objetivo é fazer com que páginas, vídeos, imagens, entre outros conteúdos digitais se saiam bem nos resultados orgânicos mostrados pelo Google e Bing.
  • Redatores para a produção de conteúdo (artigo, ebook, e-mail etc.) que alimentarão o blog, site ou e-commerce da empresa.
  • Um copywriter, isto é, o profissional que utiliza técnicas persuasivas para produzir textos com grande apelo de marketing e comercial. Geralmente, são textos que têm o propósito de converter leads, especialmente para vendas.

Além disso, é recomendado que seus membros tenham conhecimento de marketing de conteúdo e inbound marketing para que as estratégias empregadas sejam otimizadas.

O que é preciso para montar uma equipe de marketing digital eficiente?

Para estruturar uma equipe eficiente, não basta apenas atrair os profissionais com as competências listadas no tópico anterior. Além disso, será necessário fornecer treinamento contínuo para o seu time conseguir se aprimorar e gerar resultados.

A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, executada pela Resultados Digitais, descobriu que apenas 5% das organizações acreditam que suas estratégias de marketing virtual são eficientes.

De certo modo, isso indica que não basta montar um time na área. É preciso treiná-lo até que adquira a experiência necessária para lidar adequadamente com as ferramentas online.

Além do mais, será necessário contar com recursos e especialidades em diversas competências. Isso demandará uma boa estratégia de recrutamento e seleção, além de tempo para atrair os talentos desejados.

Qual é a alternativa aos desafios de se montar uma equipe assim?

Existe um caminho para o seu negócio superar desafios do marketing digital e obter bons resultados. É contratar uma agência de publicidade e marketing com profissionais que já contam com as habilidades necessárias.

Isso torna o planejamento e a execução de ações de marketing digital mais eficiente e ágil desde o início, pois serão planejadas por especialistas que já passaram por situações semelhantes. A agência também é capaz de ajudar na mensuração dos resultados, além de haver uma troca de experiências entre a equipe dela e o time de colaboradores da sua empresa.

Dessa forma, firmar uma parceria com uma agência se torna mais vantajoso para quem não quer ter o trabalho de treinar colaboradores, tampouco pode dispor do longo tempo que costuma ser necessário para resultados começarem a aparecer.

Por fim, lembre-se de verificar certas características que uma boa agência de marketing digital apresenta, como: um bom tempo de mercado, grande variedade de serviços e acompanhamento de projetos do começo à análise de resultados.

Ainda está em dúvida sobre essa solução? Então confira como uma agência digital pode ajudar a sua empresa!