Vendas no Facebook: cinco passos para se dar bem

Que a sua empresa pode se beneficiar da presença no digital para impulsionar suas vendas, não há dúvidas. Contudo cada mídia social possui uma particularidade. Por isso, neste post trazemos algumas coisas a se levar em conta para aumentar suas vendas no Facebook.

Obviamente, isso não significa que ela deva ser a única plataforma utilizada em campanhas digitais. Mas sim que deve ser um meio sempre a ser considerado.

Confira as nossas dicas e descubra como vender no Facebook.

Por que apostar em vendas no Facebook?

Essa é uma pergunta muito comum em pessoas que consideram investir em uma mídia social. E não é para menos: atualmente a necessidade de assertividade é maior que em outras épocas, pois há cada vez mais concorrência em diversos setores.

Nesse sentido, um dos grandes atrativos do Facebook é o seu público. Em 2020, a plataforma retomou o posto de mídia social mais usada no Brasil. Dos 2,7 bilhões de contas ativas em todo o mundo, 130 milhões delas estão no Brasil.

Em outras palavras, nada menos que 61,6% da população do país possui uma conta nessa rede social!

E mais do que quantidade, o Facebook proporciona uma lista muito precisa quanto à segmentação. Isso auxilia na hora de desenvolver campanhas pensadas em potencializar recursos.

No entanto, bem além desses benefícios é preciso ressaltar algo muito importante: ter em mente vendas no Facebook é diferente de utilizá-lo para fins pessoais. Muito diferente. Ou seja, entender que há essa diferença é fundamental.

E, se você pretende começar, uma estratégia de Marketing Digital no Facebook, há algumas etapas que precisam ser consideradas. Afinal, ao mesmo tempo em que a maior parte da população está no Facebook, a maior parte das empresas também estão.

Portanto, como disputar essa audiência com empresas que já estão desenvolvendo marketing no Facebook? Confira cinco passos.

Passo 1: entregar conteúdos relevantes ajuda a vender no Facebook

Esse não é só um critério importante para o sucesso nas campanhas: é indispensável! Afinal, há um excesso de ofertas no meio digital. É preciso atrair a atenção do cliente por outros meios.

Mas o que isso significa? Desenvolver conteúdos que ajudem seu potencial cliente a identificar uma dor e como resolvê-la. Trata-se de materiais de cunho educativo, mas que podem posicionar sua marca/empresa como uma referência no seu segmento.

Passo 2: encante sua base de clientes e prospects

Claro que isso não é uma tarefa simples. Porém um relacionamento próximo e autêntico com seus clientes e prospects é um fator sempre muito apreciado.

E, diferente do que muitos pensam, essa relação não precisa estar atrelada à venda. Ela pode começar no “topo do funil”, quando as pessoas ainda estão tomando conhecimento de suas necessidades.

Busque responder a todas as questões com polidez e de maneira extremamente informativa. Afinal, quem não gosta de sentir que está recebendo atenção?

No final das contas, a lógica é simples: quanto mais você encantar, mais as pessoas falarão bem de sua marca. Algo que aumenta as chances de sucesso em suas divulgações.

Passo 3: vendas no Facebook podem começar por um brinde

Essa é uma dica extremamente ligada ao passo 1, sobre materiais relevantes. Entregar um “brinde digital” – seja e-book, infográfico, desconto, entre outros – é uma forma de também marcar presença na mente do seu prospect.

E a questão aqui não é quantidade ou custo, é criatividade! Você pode investir em ações que demandam pouco esforço de sua empresa, e que poderão gerar grandes resultados à divulgação.

Passo 4: utilize vídeos para promover sua marca e obter resultado no Facebook

Essa é uma estratégia muito válida na hora de exibir seu produto, serviço ou marca. Sobretudo em nosso mercado, pois o brasileiro adora vídeos!

Segundo a pesquisa Inside Video, organizada pelo Kantar Ibope Media, 99% dos internautas brasileiros assistem vídeos em diferentes plataformas e dispositivos em 2020.

Quando o assunto são redes sociais, os vídeos impactaram a 72% dos internautas brasileiros, 15% acima da média mundial.

Portanto, para suas vendas no Facebook vale essa regra: abuse e use de vídeos!

Passo 5: mensure continuamente os resultados das campanhas

Para muitos, pode parecer um detalhe. No entanto, essa é uma ação fundamental para o êxito de suas campanhas no Facebook. Afinal, pode gerar insights preciosos para serem incluídos nas próximas divulgações.

Nesse sentido, o Facebook para empresas também se destaca, pois oferece relatórios muito detalhados. Algo que, claro, não significa que você deva se atentar a todos os índices.

Sobre esse assunto, aliás, o Blog da I.C.E. Digital conta com um post com oito métricas para você ter mais sucesso em suas campanhas digitais. Clique aqui para conferi-lo.

Agora que você já conhece mais sobre esse tema, temos um convite especial: agende já uma call conosco para pensarmos em mais estratégias para trazer à sua empresa um grande resultado no Facebook.

1 comment

  1. Roberto Santos Dias
    28 de julho de 2021 at 14:47

    Maravilha, Muito bom seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com novos sites, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Ate logo

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