Entenda como a automação de marketing pode ajudar a sua empresa a crescer

Automação de marketing é hoje a menina dos olhos nos mercados mais maduros de Marketing Digital. As empresas que lá atrás entenderam a importância da rede e investiram em sua presença digital, produzindo muito conteúdo acabaram criando o seu público. 

Mas, para administrar todos esses leads, é preciso muita inteligência de forma efetiva e em larga escala, para que de fato a sua receita aumente todos os meses. 

Atualmente, os modelos mais simples de relacionamento que existem (email marketing tradicional ou mesmo as mídias sociais) não são mais suficientes para dar conta do recado e a automação de marketing surgiu como saída viável e muito eficiente de resolver este problema.

Portanto hoje o tema é cada vez mais presente nos principais blogs e eventos da área e se tornou obsessão do departamento de marketing de diversas empresas. 

Pesquisas indicam que aproximadamente 5% das empresas americanas utilizam  ativamente diversos recursos e ferramentas para melhorar o marketing durante o processo de venda. 

No Brasil, apesar de ser algo relativamente novo para a maioria, com um pouco de estudo de caso, é possível encontrar diversos cases de sucesso de empresas de pequeno, médio e grande porte. E de todos os setores. 

Isso representa uma oportunidade gigante para quem quer começar, já que é muito mais fácil se destacar quando os concorrentes ainda não estão fazendo. Como diz Seth Godin em seu blog, quando já existe um estudo de caso no seu mercado, provavelmente é tarde demais para você alcançar a dianteira novamente.

Mas o que é de fato a automação de marketing?

Há muita falácia e muitos mitos a respeito da automação de marketing, por isso é importante esclarecer antes do que estamos falando. Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como por exemplo, seguir de volta no twitter ou agendar postagens em mídias sociais) já sejam a automação de marketing em sua forma plena. 

Essas são só ações simples e estão muito abaixo do que os principais players do mercado consideram uma efetiva automação de marketing. No contexto geral, automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online. 

É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra e dar a ele todas as informações que precisam para efetuar uma compra.

Resumindo, com a automação de Marketing é possível nutrir a sua base de clientes e potenciais clientes para que no futuro seja possível aumentar as vendas e consequentemente a sua receita.

É preciso entender que nem todos os clientes estão no mesmo estágio ideal de compra, e por isso cada pessoa precisa ter tempo e receber um tratamento especial para que esse cliente consiga tomar a sua decisão. Em todos esses casos, são Leads não prontos e que não irão comprar agora, mas podem vir a comprar em breve. 

O relacionamento ainda é valioso nessa situação, já que muitas vezes o que falta é sua empresa educar e fornecer mais informações para gerar demanda. Em outros casos, é só uma questão de timing mesmo, em que continuar próximo e agregando valor é o suficiente. 

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