Entenda como funcionam as métricas em redes sociais

Antes de mais nada, se você quer ter sucesso com o conteúdo do seu negócio nas mídias online, saiba que nenhuma postagem fica à deriva. Tudo é submetido às métricas de redes sociais. Mesmo que o feed seja recheado de publicações, sem explorar o desempenho dele, seu perfil ou página pode ficar estagnada.

As métricas de redes sociais nada mais são do que indicadores do comportamento do usuário com o seu material. Elas servem para mensurar a performance do seu conteúdo. Em outras palavras, são dados que te ajudam a entender o perfil do público e suas tendências ou interesses.

Portanto, acompanhar o desempenho das postagens é crucial para avaliar os resultados da sua página no Instagram, Facebook ou LinkedIn. E isso pode ser feito diretamente nas plataformas dessas mídias sociais, de maneira bem intuitiva e descomplicada.

Quais são as principais métricas que preciso conhecer?

Se a sua marca tem um propósito e conhece a persona com a qual se comunica, as publicações devem fazer sentido tanto para quem publica, como para quem é impactado. Como uma balança, as métricas de redes sociais averiguam se esse eixo está alinhado com os principais objetivos da marca.

Detalhe: praticamente todas são comuns nas principais mídias sociais. E isoladas, elas podem não significar muito! Então, sempre devemos considerar o conjunto de combinações métricas para extrair percepções reais dos resultados. Considerando esse aspecto, confira as métricas básicas para crescer em suas campanhas digitais.

Número de seguidores:  neste caso, o que vale é o engajamento associado à quantidade. No Instagram e Facebook, por exemplo, a porcentagem de usuários que começaram ou deixaram de te seguir durante um determinado período torna essa métrica viável para orientar as próximas publicações.

Visualizações do perfil: No Instagram e no Facebook, essa métrica sugere que algo precisa melhorar quando ocorrem mais visitas do que interações. Já no LinkedIn, a visualização é uma taxa que sugere interesse quando alinhada com inscrições em vagas, mensagens e conexões. Em todos os casos, as visitas em perfil ou página estão atreladas ao alcance das postagens orgânicas ou patrocinadas.

Alcance:  número de usuários que você atingiu com as suas postagens. Quanto mais relevante o post, maior o alcance. Aliás, o alcance pode ser promovido com anúncios pagos como o Facebook Ads, por exemplo. Pelo alcance, você descobre quais formatos de posts agradam mais o público, como reels, estático, etc. É possível saber quantos internautas ocultaram, denunciaram como spam ou deixaram de curtir a sua página. Por isso, esta métrica se torna mais expressiva se for interpretada junto com o engajamento.

Engajamento: curtidas, descurtidas, reações, comentários, marcações, enquetes, perguntas, conteúdo salvo e compartilhamentos etc. Esse é o conjunto de ações define o sucesso do seu trabalho, pois as interações podem ser negativas ou positivas. Isso mostra o que pode ser mantido/expandido ou o que deve ser modificado/removido no conteúdo ou tom de voz, por exemplo. É a métrica mais decisiva no consenso da maioria!

Impressões: indicam quantas vezes o conteúdo da página apareceu na tela do usuário, sendo a primeira vez ou não. Ele ajuda a identificar quais publicações estão sendo mostradas para os mesmos usuários repetidamente. Portanto, esse valor sempre será maior que o alcance.

Características da audiência: as redes rastreiam faixa etária, localização e gênero dos seguidores que se envolvem com a sua marca. Isso permite que você desenvolva conteúdos estratégicos para segmentar os seus anúncios. Também é possível mirar em profissões, gostos musicais, sexuais, políticos, religiosos, esportivos etc.

Cliques no perfil:  é quando há interações com as informações disponibilizadas para contato com a sua empresa. Ou seja, além de contabilizar os cliques para o seu site, essa métrica também mostra quantas pessoas tentaram enviar um e-mail, obter a localização ou o seu número de telefone.

Ações nos Stories: os toques para avançar ou voltar, as respostas enviadas por mensagem e as saídas dos usuários que abandonaram a sequência. Então, isso tudo é relevante para quem deseja tornar o conteúdo do Instagram e Facebook mais estratégico, visando um público específico.

Como melhorar as métricas de redes sociais do meu negócio?

É recomendável implementar estratégias de conteúdo. Bem como:

  • Produzir materiais realmente interessantes para a persona, que deixe seu público engajado. Experimente dicas, respostas de perguntas, explicações de produtos ou serviços, testemunhos, por exemplo.
  • Manter a frequência das postagens sem intervalos muito grandes entre elas. Isso aumenta o interesse do público e a relevância no algoritmo das redes.
  • Incentivar a interação convidando para responder perguntas, dar reações, marcar amigos etc.
  • Analisar os resultados com frequência, comparando-os com períodos anteriores.
  • Invista em postagens pagas. LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter possuem mecanismos incríveis e acessíveis para aparecer no feed do seu público.

Conhecer a funcionalidade das métricas de redes sociais amplia a visão do seu sucesso. São mais possibilidades de implementar de novas ideias, estratégias e investimentos.

Mas lembre-se: o bom desempenho desses resultados depende muito dos objetivos do negócio e de quais tipos de interação você prioriza nas mídias sociais.

E aí? Você consegue analisar as suas redes sociais? A I.C.E. Digital que oferece diferentes soluções para você em marketing digital.

Para melhor seu melhor entendimento, leia também: Cinco passos para ter sucesso no Facebook.

Então, quer descobrir mais sobre os segredos de uma campanha de marketing digital competitiva? Confira os demais posts em nosso blog!

Enviar um comentário

4 × 5 =