Marketing Digital para empresas: quais são os principais desafios?

Sem dúvidas, inovar constantemente em marketing digital é um dos grandes desafios dos profissionais da área. E felizmente podemos contar com o suporte de diversas tecnologias para isso.

De acordo com estudo elaborado pela empresa britânica de consultoria de mercado Kantar, no início de 2020, os profissionais de Marketing e os veículos de mídia precisarão desenvolver habilidades, modelos de engajamento e recursos de medição para conseguir engajar seus consumidores.

Tudo com o único objetivo de tornar as relações entre empresas e consumidores mais duradouras. Logo, publicitários e profissionais de marketing precisam estar atentos aos seguintes detalhes:

  • Tendências tecnológicas para mídia.
  • Espaços para gerar confiança.
  • Contexto de mudança.

Uma das ferramentas que beneficiará, positivamente, o setor do marketing será o 5G, que tem o objetivo de melhorar o alcance e o engajamento dos consumidores e empresas.

Mas, muitas plataformas de streaming também ganharam novos players e assim, também, é possível gerar confusão entre os consumidores. Além disso, as mídias precisam estar atentas à nova era da publicidade em áudio e, com ela, os novos canais de áudio disponíveis para ajudar as marcas a ganharem mais destaque.

Mas, quais são os principais desafios afinal? Verba, equipes, ideias… como administrar tudo isso? A seguir, listamos alguns dos principais desafios encarados por empresas e marcas em suas ações de marketing digital.

Desafio 1: garantir a atenção da audiência em meio a muitos concorrentes

São muitas marcas disputando o seu lugar na web. Muitos anúncios, muitos conteúdos e, consequentemente, muito gerenciamento de crise. Por isso, ter um planejamento estruturado é o primeiro passo para conseguir chamar a atenção da sua audiência de maneira positiva.

Além disso, é importante uma mensuração contínua para entender o impacto das campanhas ante seu público. Descubra como encontrar oportunidades de melhorias para essa área neste post.

Desafio 2: identificar e se dedicar aos players mais relevantes

Será que vale a pena estar em todos os players do mercado? Ou é preferível se dedicar, da melhor maneira possível, aos que mais têm a ver com o seu negócio?

Atualmente, já existem diversas estratégias testadas por especialistas para responder a essas dúvidas. Nesse sentido, a verdade é que tudo na vida precisa ser testado. Mas, na busca pela audiência, também não compensa muito fazer as coisas de qualquer jeito. Então, organize o seu tempo e pense nisso.

Desafio 3: valorizar sua equipe, afinal, eles são a chave para o sucesso

Cuidar da sua equipe, também é, sem dúvidas, um desafio que deve ser vencido todos os dias. Não importa se você possui uma equipe remota (freelance) ou fixa. Ter os seus valores e objetivos alinhados é a melhor maneira de fazer com que os seus colaboradores estejam com você em todas as situações.

Desafio 4: convencer seu anunciante a investir em marketing digital

Sim: convencer o seu anunciante que investir em marketing digital é necessário também entra para a lista de desafios! No entanto, a boa notícia é que você já pode contar com empresas e ferramentas especializadas, que lhe ajudarão a comprovar isso com dados e cases de sucesso. Nesse sentido, a RD Station é uma delas.

E aí, gostou desse post? Concorda com a nossa lista? Comente, e aproveite para enviar esse texto para aquele seu amigo que acredita que todos esses desafios só acontecem na empresa dele. 

Enviar um comentário

dez + dezessete =