Métricas de marketing e BI (Business Inteligence): mais eficiência à sua campanha

Campanhas de marketing são grandes aliadas para a divulgação de uma oferta em meio digital. Contudo, apenas desenvolvê-las e esperar por resultados não é o suficiente. É necessário acompanhar o desenvolvimento das mídias e, eventualmente, aplicar alterações para melhorias contínuas em ações seguintes.

E esse é o papel de métricas de marketing e Inteligência de Mercado, o Business Inteligence (BI).

Por meio de uma série de técnicas e ferramentas neste segmento, a I.C.E. Digital promove estudos que ajudarão em tomadas de decisões a partir de interpretações de banco de dados. Ou seja, transformar informações coletadas em diretrizes para melhorar campanhas futuras.

Entre as soluções em métricas e BI utilizados pela I.C.E. estão Google Analytics, Tag Manager, Otimização de Conversão (CRO) e Testes A/B.

Quem anda visitando seu site?

 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que fornece informações relevantes sobre os acessos ao seu site, com relatórios em tempo real. É por meio dela que a equipe de BI da I.C.E. analisará não apenas o tráfego quantitativamente, mas de modo qualitativo, interpretando a forma como os internautas navegam pelas páginas do site.

A partir dessa análise, a equipe sugere ao cliente manutenção ou alterações nas diretrizes da campanha.

Tags para facilitar as métricas

Mais uma ferramenta do Google usada pela I.C.E. nas campanhas de divulgação de produtos ou serviços do cliente no digital é a a Tag Manager. Ela fornece scripts que permitem monitorar, de maneira simples, ações por parte dos internautas nas páginas de seu site.

Em um e-commerce, por exemplo, você pode usar tags para produtos específicos e, dessa maneira, ter acesso a métricas mais facilitadas sobre o acesso à página de determinado produto.

Pequenos detalhes que fazem a diferença

A taxa de Otimização de Conversão (do inglês Conversion Rate Optimization, ou simplesmente CRO) não é necessariamente uma ferramenta, mas uma técnica que busca melhorar o desempenho de um site, com os objetivos de criar um tráfego mais “ativo” e aumentar conversões.

Aqui, a I.C.E. Digital fará uma análise de seu site, blog ou landing page.  Um exemplo: se o seu site conta com 5 mil visitas diárias e apenas 100 cliques para conferir o link de uma página interna específica, em um trecho inferior do site, há apenas 2% de “conversão”. Sendo assim, quais mudanças podem ser aplicadas para aumentar o índice a 10%, 15%?

A partir da interpretação de dados coletados pelo Analytics, assim como com o know-how para otimização de site adquirido ao longo das últimas duas décadas, a I.C.E. sugere e executa (com o endosso do cliente) novas maneiras para a exibição de tal conteúdo.

Testes A/B: o que é melhor ao seu negócio

Essa é outra técnica que ajuda a maximizar o CRO. Nela, a I.C.E. Digital coloca duas (ou até mais) opções de uma campanha de marketing no ar. A partir da análise do rendimento de cada uma por um breve período, para bases equivalentes, aquela que conquistar os resultados mais competitivos – como taxa de cliques, taxa de abertura, Custo de Aquisição de Cliente (CAC), entre outros – assume o papel de campanha principal, aumentando a eficiência do budget empregado na ação.

Afinal, a I.C.E. possui total respeito e comprometimento com os esforços financeiros aplicados por seus clientes em quaisquer atividades de comunicação e marketing.

Gostou dessas técnicas? Então agende uma conversa conosco e comece, agora mesmo, a vislumbrar mais eficiência para suas campanhas digitais.

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