Para que serve o Linktree?

Muito utilizada por influenciadores e empresas para promover suas contas em outras redes sociais, a ferramenta tem como principal objetivo otimizar o link da Bio e assim ajudar os usuários a encontrarem as informações sobre a sua marca de forma prática e precisa.

Algumas redes sociais, como o Instagram, não permitem o uso de links em sua plataforma, é por isso que o Linktree se torna tão útil. Com ele, é possível compilar em uma única URL, todos os links dos seus canais de comunicação, como sites ou outras redes sociais.

A opção básica de utilização da ferramenta é totalmente gratuita e geralmente é o suficiente para a maioria dos usuários. Com ela é possível até acompanhar as estatísticas de cliques e visualizações, além de incluir avatar e até modificar o tema de apresentação.

Mas, para quem preza por atendimento e suporte personalizado a ferramenta também disponibiliza a versão PRO. A opção que custa US$ 6 por mês, oferece:

  • Suporte prioritário;
  • Análise mais detalhada do volume de cliques e audiência em geral;
  • Mais temas prontos para usar e remoção da marca d’água do serviço;
  • Opções de personalização visual;
  • Possibilidade de sincronizar a adição de novos links junto com o agendamento de postagens no Instagram.

Como se cadastrar e usar o Linktree?

A Plataforma é bem intuitiva, basta entrar na página de criação de conta do Linktree e preencher um formulário com seus dados pessoais ou associar a sua conta do Instagram para agilizar o processo.

Depois disso, o usuário é redirecionado para a tela principal, onde será possível adicionar cada link. Para isso, basta clicar em “Add new link” e preencher o nome do site junto com a URL que vai direto para o seu perfil.

Depois que todos os links forem adicionados, basta copiar a URL gerada pelo serviço e colocar no campo apropriado em seu perfil do Instagram. Quem clicar no seu perfil de usuário (link na bio) vai se deparar com a lista de links (canais) que você ou a sua empresa deseja divulgar.

Na página de configuração da ferramenta o usuário irá encontrar a seção “Analytics”, que no uso gratuito do serviço, mostra só o número global de cliques. Análise mais detalhada da audiência, só estará disponível na versão PRO.

Boas práticas ao usar o Linktree

Por mais que a ideia seja adicionar uma variedade de links, mantenha apenas aqueles que são de fato importantes. Evite colocar vários endereços e saiba que quanto maior for a quantidade, maiores são as chances do leitor se perder e não concluir o acesso. A seguir, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta.

Seja objetivo no título: não se esqueça de personalizar o título de cada um deles. Evite frases longas e deixe que o campo seja responsável apenas por indicar o que o usuário vai encontrar naquele link. Evite adicionar CTAs misteriosos como “Clique aqui!” ou “Não perca!”, assim como slogans de campanha ou informações robustas.

Personalize a sua página: o visual da página já tem um teor tradicionalmente clean, então não é preciso muito. Recupere os principais pontos da identidade visual da sua marca e faça um desdobramento nas cores dos links e do background, por exemplo. A ação cria uma unidade importante para a divulgação.

Atualizações: atualize sempre que possível. Landing pages antigas, campanhas que já expiraram, promoções anunciadas ou qualquer outra página que já não faça sentido no presente devem ser excluídas da ferramenta.

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