Quais são os principais desafios das empresas em relação ao Marketing Digital?

Inovar constantemente no marketing digital, sem dúvida, é um dos grandes desafios dos profissionais da área. E ainda bem que podemos contar com os avanços da tecnologia para isso.

De acordo com o estudo elaborado pela Kantar, no início do ano de 2020, os profissionais do setor de Marketing e os veículos de mídia terão que desenvolver habilidades, modelos de engajamento e recursos de medição para conseguir engajar seus consumidores.

Tudo com o único objetivo de tornar as relações entre empresas e consumidores mais duradouras. Logo, publicitários e profissionais de marketing precisam estar atentos aos seguintes detalhes:

  • Tendências tecnológicas para mídia
  • Espaços para gerar confiança
  • Contexto de mudança

Uma das ferramentas que beneficiará, positivamente, o setor do marketing será o 5G, que tem o objetivo de melhorar o alcance e o engajamento dos consumidores e empresas.

Mas, muitas plataformas de streaming também ganharam novos players e assim, também, é possível gerar confusão entre os consumidores. Além disso, as mídias precisam estar atentas à nova era da publicidade em áudio e, com ela, os novos canais de áudio disponíveis para ajudar as marcas a ganharem mais destaque.

Mas, quais são os principais desafios afinal?

Verba, equipes, ideias etc. Como administrar tudo isso? Dentre um dos principais desafios, diariamente, empresas e marcas se deparam com alguns listados a seguir.

Atenção da audiência: são muitas marcas disputando o seu lugar na web. Muitos anúncios, muitos conteúdos e, consequentemente, muito gerenciamento de crise. Por isso, ter um planejamento estruturado é o primeiro passo para conseguir chamar a atenção da sua audiência de maneira positiva, sem se embananar.

Players: será que vale a pena estar em todos os players do mercado ou se dedicar da melhor maneira possível aos que mais têm a ver com o seu negócio. Atualmente, já existem diversas estratégias testadas por especialistas para responder essa questão. A verdade é que tudo na vida precisa ser testado, não é mesmo? Mas, na busca pela audiência, também não compensa muito fazer as coisas de qualquer jeito. Então, organize o seu tempo e pense nisso.

Equipes: cuidar da sua equipe, também é, sem dúvida, um desafio que deve ser vencido todos os dias. Não importa se você possui uma equipe remota (freelance) ou fixa. Ter os seus valores e objetivos alinhados é a melhor maneira de fazer com que os seus colaboradores estejam com você em todas as situações.

Verba: sim, convencer o seu anunciante que investir em marketing digital é necessário também entra para a lista de desafios. Mas, a boa notícia, é que você já pode contar com empresas e ferramentas especializadas, que irão ajudar você a comprovar isso com dados e cases de sucesso. A RD Station é uma delas, por exemplo.

E aí, gostou desse post? Concorda com a nossa lista? Sentiu falta de alguma outra problemática cotidiana? Então, compartilhe com a gente nos comentários. E aproveite para enviar esse texto para aquele seu amigo que acredita que todos os problemas só acontecem na empresa dele. 

Enviar um comentário